Eduardo Carmello
Segundo o artigo da Delloite, “Cultura que gera Valor”, uma Cultura eficaz pode responder por até 50% do diferencial de desempenho entre organizações do mesmo setor.
Não adianta criar campanhas para incentivar as pessoas a “acreditarem na mudança”. Ninguém se sensibiliza mais com discurso motivacional sobre propósito e valores.
A Cultura de Aprendizagem e Inovação orienta um processo criativo e sustentável de desenvolvimento de produtos e soluções, gerenciando fatores sistêmicos como ambiente de confiança e experimentação, competências sobre Customer Experience (CX), Customer Success, Design Thinking, Mindset Ágil.
As Organizações que mais empreendem com efetividade focaram na construção ou calibração de uma Cultura de Aprendizagem e Inovação, pois entenderam que ela é o grande diferencial de competitividade. Diferentemente de outras que só investiram em ferramentas, artefatos e atividades criativas, sem conectá-las com o “jeito de pensar e agi da mesma”.
Como os líderes podem fomentar uma Cultura de Aprendizagem e Inovação?
1 – Superando a limitação da “transmissão de conteúdos”, e oferecendo suporte para a “incorporação das capacidades organizacionais” na agenda diária das equipes;
2 – Promover um alinhamento forte entre os objetivos de Desempenho e Inovação com os objetivos de Aprendizagem.
3 – Criar 2 ou 3 eventos na semana para que a equipe possa utilizar a Inovação para criar experiências positivas para seus clientes, melhorar processos e políticas, incorporar novas tecnologias ou mesmo criar modelos de negócio disruptivos;
4 – Líderes sabem que as novas capacidades não podem estar apenas no comportamento humano, mas também nos sistemas, processos, políticas e práticas, senão não viram Capacidades Organizacionais;
5 – O foco do Aprendizado precisa sair da “compreensão do assunto” para “modificações positivas das entregas e resultados” que geram real diferenciação.
Clientes não compram explicações e sim entregas antecipadas e continuas de Valor.
Aprender Inovação e não colocar em prática gera o mesmo efeito que encontrar um campo fértil, arar e não semear.
Uma Cultura de Aprendizagem e Inovação também trabalha para eliminar atividades ineficientes e burocráticas e capacita a Liderança para pensar e atuar de forma Ambidestra, ou seja, sabe maximizar os resultados do motor de crescimento e também sabe promover projetos do motor de Inovação Radical ou Disruptiva.
Capacite sua Liderança para gerar transformações de Sucesso alinhando Estratégia, Inovação, Cultura e Capacidades.
Conheça também nosso curso on-line